GRAFITE – Poder na lata


Lídia Soares, a Viber, é anfitriã da campanha nacional contra a violência domésticaLídia Soares, a Viber, é anfitriã da campanha nacional contra a violência doméstica
Tudo na vida da artista carioca Panmela Castro, de 32 anos, é grafite. Mas nem sempre foi assim. Ela já foi casada: cozinhou, lavou, passou e também apanhou do marido. Quando, enfim, em 2006, conseguiu se livrar do seu agressor, teve a ideia de promover a Lei Maria da Penha por meio da arte nos muros. E assim ela convidou amigas – que convidaram outras amigas – e em conversas e oficinas puderam compartilhar histórias, esclarecer dúvidas e, principalmente, repensar sua posição na sociedade. Em 2010, foi fundada a Rede Nami, organização que usa a arte urbana para promover os direitos das mulheres. Amanhã, a organização realizará em BH a última etapa da campanha Brasil rumo ao fim da violência doméstica, que reunirá 20 artistas locais para grafitagem coletiva. O evento será realizado das 10h às 19h, na Rua Antão Gonçalves, 389, no Taquaril.
1204628891_f
A iniciativa já passou por Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Salvador, cidades-sede da Copa do Mundo. Em cada estado há uma anfitriã local. Na capital mineira, a educadora social e grafiteira Lídia Soares Costa, de 27 anos, a Viber, foi a escolhida. Ela decidiu levar a ação para a própria comunidade, o Taquaril, na Região Leste. “O grafite pode ser um meio de vida para a mulher, uma saída para a sobrevivência”, afirma. Lídia não se contentou só com a arte nos muros e programou bate-papo sobre a violência doméstica, roda de capoeira, DJs e as MCs de As Minas Rima.

Os grafiteiros selecionados se inscreveram em convocatória e enviaram croquis por e-mail para a Rede Nami. Eles ganharam kits de pintura e terão que criar murais sobre a torcida brasileira e o fim da violência contra a mulher. Cinco trabalhos mais representativos participarão do concurso Torcida Graffiti, com votação on-line. Os melhores serão premiados com uma viagem para participar da etapa final no Rio de Janeiro, em 12 de junho.

Por: Shirley Pacelli
###################################
Eus-R Doação de Sangue .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: