A final o Rap tem dono?


Faço a pergunta já sabendo varias respostas e questionamentos. Este texto é um desabafo e também desagravo a uma pessoa que não precisa que se sai em sua defesa, pois quem a conhece ou é da Cultura Hip Hop sabe muito bem que Jackie Carvalho é guerreira e sua luta é comum a todos nós que buscamos trilhar pelo certo, respeitando os limites e preferência musical dos outros.
Jackie é uma garota que não só canta Rap ela vive o Rap em toda sua essência. Vai da rima a realidade sem perder a ternura que lhe é peculiar.
O Rap não surgiu nas elites, isto é fato! Mas quem disse que quem é da elite não pode curtir Rap? O Rap não faz esta distinção.
Tenho acompanhado a carreira de Jackie no Grupo Retrato Radical e posso afirmar que esta guerreira é uma fera do Rap, e quando falo Rap não uso rótulos, pois o Rap não tem rótulos. O Rap é superior a tudo isso que aí está e não cabe julgar quem gosta ou não de Rap.

O Rap tem dono sim! E posso afirmar que não é da elite, pois o contexto de onde surgiu o Rap é a periferia, a favela tentar fugir desta realidade é chover no molhado. O Rap vai sempre questionar, por o dedo na ferida e vai falar de amor, pois ninguém é frio como aço e falar de amor é também para os fortes. Aos fracos resta admirar ou jogar pedras, falar palavras nada agradáveis e nos rotular de diversos nomes com o intuito de nos denegrir e com isso achar que vai estar por cima. Ledo engano.
Assim como Jackie estamos atentos, sabemos da nossa força e capacidade. E tem coisa que não nos permite calar. E não vai ser agora que vamos nos curvar.

Quando o Rap se render a quem pagar mais já não será Rap, é outra coisa, produto. E já terá valor, pois o quem se vende vai do mercado que coloca preço e o que tem preço é mercadoria. O rap não é mercadoria, é cultura é resistência.
Jackie Carvalho, menina. Guerreira! “Mantenha a cabeça em pé!”. Você não está sozinha nesta luta!
Um abração!
Eus-R
BH 26/08/2012
################################################################################################################################

Uma resposta

  1. Não o rap não tem dono, assim como o samba, o jazz, o blues, o rock, o tango e todos os estilos criados pelo povo preto. Agora musica classica, opera etc. Ah! esses tem dono sim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: