Saudades:Coletivo Hip-Hop Chama


O Coletivo Hip-Hop Chama é uma organização político-cultural autônoma formada e gerida por jovens ativistas da Cultura Hip-Hop da grande Belo Horizonte/MG. É um espaço permanente de formação, mobilização juvenil e intervenção social comunitária. O Coletivo se reúne periodicamente e é aberto à participação de todas as pessoas interessadas.

Campanha Hip-Hop Chama na Idéia.

A campanha é uma iniciativa do Coletivo Hip-Hop Chama. A proposta surgiu de uma preocupação: percebemos que determinadas situações de preconceito, opressão e violência que acontecem na sociedade são, muitas vezes reproduzidas dentro do Hip-Hop, principalmente contra mulheres, homossexuais e usuários/as de drogas. Ao mesmo tempo, acreditamos que as formas convencionais de abordagem desses temas (tipo “falatório”) não conseguem conquistar a juventude para o debate e muito menos convencê-la a assumir posturas mais respeitosas, solidárias e comprometidas.
Diante disso, decidimos promover espaços de diálogo e reflexão para que possamos, individual e coletivamente, (re)pensar e (re)criar nossas visões e atitudes com relação às questões de GÊNERO, SEXUALIDADE e REDUÇÃO DE DANOS.

GÊNERO

“Machismo não é estilo de vida”.

Todos nós, mulheres e homens, perdemos com o machismo!
O que é ser homem? É não chorar? É agredir? É ser insensível? Machão? Garanhão? E mulher? É ser frágil? Dependente? Incapaz? É negar seus desejos?
Questionando essas e outras construções negativas de gênero, afirmamos que é possível viver os diversos modos de ser masculino e feminino com liberdade e autonomia, contrariando padrões historicamente estabelecidos. Hip-Hop é consciência. Por isso acreditamos que o machismo não é estilo de vida.

SEXUALIDADE

“Sexualidade sem preconceito”.

Sexo é vergonhoso?
Que métodos anticoncepcionais e de prevenção de DST/AIDS você conhece? Você tem acesso a eles? Está disposto ou disposta a usá-los?
Usar camisinha diminui o prazer?
O que você pensa e sente quando vê duas pessoas do mesmo sexo se beijando? Tem algum problema?
A forma como lidamos com a nossa afetividade e o nosso corpo influenciam diretamente as relações que temos com o mundo. Com informação e respeito, a sexualidade não é problema. É exercício de cidadania e experimentação do prazer. -Hip Hop é liberdade. Por isso, queremos viver a sexualidade sem preconceito!

REDUÇÃO DE DANOS

“Quem usa, não abusa. Quem não usa, não acusa”.

O que é droga?
Usuário/a de drogas é doente? É bandido?
Até que ponto a droga prejudica? É possível usar droga e ter saúde?
Você já ouviu falar de redução de danos?
A redução de danos é uma política social e de saúde que busca diminuir os efeitos negativos das drogas lícitas e ilícitas sobre quem não pode, não quer e/ou não consegue deixar de usá-las. Além de orientar para o uso seguro, a Redução de Danos favorece o acesso da população ao serviço público de saúde, visando o respeito aos direitos e a promoção da cidadania dos/as usuários/as de drogas. Hip-Hop não combina com julgamentos moralistas. Redução de Danos: quem usa, não abusa. Quem não usa, não acusa.

Essa campanha é sua também. Faça parte dela! Discuta com seus amigos e suas amigas, vizinhos e vizinhas, em casa, no trabalho, nas posses, nas crews, na escola… manifeste-se sem medo e permita-se novas possibilidades: na rima, na dança, no scratch, no graffiti, nos fanzines, nas rádios comunitárias… O importante é provocar mudanças positivas!

Paz união, diversão, conhecimento e atitude: Hip-Hop Chama pra viver de verdade essas idéias!

Troque idéia: hiphopchama@yahoo.com.br

Fonte: Informativo Hip-Hop Chama.
Postado por FANZINE CARTEL DO RAP às 05:53

2 Respostas

  1. I will take a note of your blog and come back on a regular basis.

  2. Parabens pela iniciativa de discutir esses temas tao pertinentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: