O que acontece com o perfil na rede social após a morte?


Parentes e amigos enfrentam problemas para lidar com perfis de pessoas falecidas nas redes sociais

Claudia Tozetto, iG São Paulo
Em agosto de 2011, Mari Viana, empresária, perdeu o marido E. Viana em um acidente de moto numa rodovia próxima à cidade de Pato Branco (Paraná), onde moravam. Apaixonado por motos, ele mantinha um blog sobre suas viagens na web e diversos perfis em redes sociais. Após o acidente, Mari teve que decidir o que fazer com os perfis do marido na web. “Eu queria manter, porque ele conheceu muita gente na internet por conta do blog”, diz ela.


Foto: Getty Images Ampliar

Facebook permite excluir perfis de falecidos ou transformá-los em memorial para homenagens

No entanto, Mari se incomodava porque o perfil de Viana no Facebook continuava sendo sugerido como amigo para novos usuários, que acabavam por enviar solicitações de amizade. “É constrangedor. Você tem que repetir a história para todas as pessoas”, diz Mari.

Por meio de uma pesquisa na web, ela descobriu que poderia transformar o perfil dele em um memorial, tornando a página acessível apenas para os amigos já aceitos. “Foi muito fácil e eles me responderam em dois dias.”

Desde 2009, o Facebook permite que os parentes e amigos de usuários falecidos preservem sua página para que mensagens de carinho possam ser deixadas pelos amigos. “O mural permanece intacto para que os amigos e parentes possam deixar publicações em memória do usuário, mas somente amigos confirmados podem localizar o perfil na busca”, explica o Facebook em comunicado.
O único problema, segundo Mari, é que, depois que vira memorial, o perfil não pode ser alterado, mesmo se o usuário tiver a senha da pessoa falecida. “Antes de tornar um memorial, às vezes eu acessava a página para apagar algum comentário inconveniente publicado, mas depois meu acesso foi bloqueado”, diz Mari.

Com mais de 800 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, o Facebook é uma das redes sociais preferidas dos internautas para compartilhar fotos e atualizações com seus amigos. Como parentes e amigos nem sempre querem manter o perfil de uma pessoa falecida no ar, também é possível notificar a rede social para que o perfil seja cancelado. Para isso, basta preencher um formulário por meio do site.

Perfis esquecidos

É incomum, no entanto, que os usuários passem a senha de acesso às redes sociais em vida para amigos e parentes, com medo de ter sua privacidade invadida. Por conta disso, grande parte dos perfis acabam abandonados. Foi o caso do perfil da irmã de Debora Della no Orkut. Após a morte da irmã, em setembro de 2006, Debora tentou várias vezes cancelar o perfil na rede social, sem sucesso. “Não era o desejo da minha família manter o perfil dela, mas ficou no ar, porque não consegui entrar em contato com o Orkut. Isso é uma falha do serviço”, diz Debora.

Segundo o Google, empresa que mantém o Orkut, existe um formulário online, por onde qualquer pessoa pode notificar a morte de um usuário. Ao contrário do Facebook, não há a opção de transformar o perfil em um memorial. “Os familiares amigos podem manter a conta ativa, caso queiram”, diz o Google, em comunicado. Neste caso, no entanto, é preciso ter a senha cadastrada.

No caso do Google+, nova rede social do Google, não há um formulário para comunicar a morte de um usuário. Segundo o Google, o perfil na rede social – assim como a conta única do usuário no Google e os serviços associados a ela – continuam ativos por nove meses. Em caso de inatividade neste período, o sistema exclui o perfil automaticamente. Twitter e Linkedin também oferecem formulários para solicitar a exclusão do perfil de uma pessoa falecida.

Como cancelar o perfil de falecidos no Facebook e Twitter
Confira o que é preciso fazer para apagar o perfil nas redes sociais após a morte de um parente ou amigo
Ao perder um amigo ou parente, internautas enfrentam dificuldades para cancelar os perfis de quem faleceu nas redes sociais. A exclusão do perfil, contudo, é um procedimento simples e a maioria das redes sociais populares oferece recursos online, como formulários, que permitem solicitar a retirada de um perfil do ar. Veja abaixo como fazer isso em cada uma das redes sociais:

Twitter
Para solicitar a exclusão do perfil, é preciso enviar um e-mail para privacy@twitter.com com nome completo, e-mail, grau de parentesco com o usuário falecido, nome de usuário da conta a ser excluída no Twitter e um link de uma notícia sobre a morte ou cópia do atestado de óbito. O Twitter não envia os dados de acesso à conta para parentes e amigos.

Facebook
Para excluir o perfil, o internauta deve acessar um formulário online e informar seu nome completo e e-mail (e também do usuário falecido), link do perfil, grau de parentesco e um atestado de óbito. O Facebook também oferece a opção de transformar o perfil em um memorial e bloqueia qualquer tentativa de acesso ao perfil. Para isso, é preciso preencher outro formulário online.

Orkut
Para remover o perfil de uma pessoa falecida, o Orkut também oferece um formulário. Por meio dele, é necessário informar o nome completo e link do perfil a ser excluído, bem como uma cópia do atestado de óbito para comprovar o motivo da requisição.

Google+
Ao contrário do Orkut, o Google não oferece um formulário para excluir perfis de falecidos no Google+. De acordo com a empresa, o perfil é excluído automaticamente após nove meses de inatividade. Caso a pessoa tenha o nome de usuário e senha da pessoa que morreu, pode acessar a conta e excluir o perfil, por meio das configurações de conta.

LinkedIn
Para solicitar a exclusão de um perfil no site, é preciso preencher um formulário (em inglês), com as informações sobre a pessoa que faleceu, além de grau de relacionamento. É preciso assinar o formulário e enviar anexado a uma mensagem por meio do centro de ajuda do site.

################################################################################################################################################

2 Respostas

  1. Thank you, I’ve been hunting for facts with this subject matter for ages and this particular site is the best I’ve found up to now.

  2. Tenha 514 canais em sua casa http://www.tvhd.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: