Hemominas convoca doadores para repor estoque


A Fundação Hemominas, responsável por atender a 92% das transfusões de sangue do Estado, está com um déficit de 40% no banco de sangue dos tipos A e O negativo. A baixa no estoque é comum, de acordo com Hellem Heloiza Dupin, responsável pelo setor de captação do órgão.

No entanto, a situação fica mais preocupante neste mês, quando se registraram queda no número de doações e aumento no índice de acidentes e outras ocorrências que pedem transfusões de sangue.

“Janeiro também é um mês crítico porque muitas pessoas viajam e outras aproveitam o período de férias parar marcar cirurgias”, explica Hellen. Ela ressalta ainda a importância de as pessoas procurarem o quanto antes um hemocentro mais próximo para fazer a doação, já que, após a coleta, o sangue ainda passa por diversas análises para ser disponibilizado. “Esse procedimento leva em torno de 40 a 72 horas para ser concluído. Por isso, precisamos ter um bom estoque “, afirmou.

A média de dezembro é de 280 doações diárias, o que corresponde a uma queda de 26% comparando-se com outros meses de 2011, quando o comum são cerca de 380 doações por dia. “O ideal seriam pelo menos 400 coletas a cada dia”, ressaltou a especialista.

De acordo com o Hemominas, o déficit no estoque de O e A negativos se deve também ao menor número de pessoas que têm esse tipo sanguíneo. “Os tipos positivos são bem mais comuns, por isso, a maioria dos nossos doadores é dessa categoria”, concluiu Hellem.

Como ser doador:
É preciso ter entre 16 e 67 anos, estar com a saúde boa e pesar mais de 50 kg. Na hora de doar, basta procurar um hemocentro com um documento de identificação com foto.

É possível agendar a doação, ligando para o número 0800 031 01 01. Em Belo Horizonte, o Hemominas fica na Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul.

Fonte:LUCIENE CÂMARA Especial para O Tempo
####################################################

Uma resposta

  1. I’m not sure the reason why but the weblog is running very sluggish for me personally. Is someone else having this kind of issue or possibly could it be a difficulty on my computer? I will verify it later and then judge if your issue continues to occur.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: