Vereadores envolvidos no suposto esquema de propina


Depois de a notícia da decisão da Justiça ter se espalhado, parlamentares acusados de envolvimento no esquema de cobrança de propina fogem do plenário e evitam a imprensa.
Estes são os envolvidos:Hugo Thomé (PMN) e Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB),Carlúcio Gonçalves (PR),Geraldo Félix (PMDB),Alberto Rodrigues (PV),ex-vereador Sérgio Balbino,Boulevard Shopping.
Por
Leonardo Augusto – EM
A decisão pelo afastamento, quebra de sigilo fiscal e indisponibilidade de bens de vereadores da Câmara de Belo Horizonte suspeitos de cobrar propina para aprovar a construção do Boulevard Shopping provocou um efeito fantasma ontem na Casa. Parlamentares citados na ação judicial que registraram presença no painel eletrônico na sessão iniciada às 14h30 não estavam no plenário meia hora depois. Casos de Hugo Thomé (PMN) e Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB).
Vereadores acusados de propina são afastados do cargo pela Justiça de Minas
Outro suspeito de envolvimento no esquema, Carlúcio Gonçalves (PR), ao perceber a aproximação do fotógrafo do Estado de Minas, dentro do plenário, sacou o telefone celular e saiu por uma porta lateral, fugindo dos repórteres. No gabinete, dois andares acima, a informação era de que o parlamentar não havia chegado.

Geraldo Félix (PMDB) permaneceu até o fim da sessão, por volta das 15h30, no plenário. Ao ser abordado por seguranças, a pedido de repórteres, informou que iria lanchar e que voltaria. Novo caso para investigação dos ghostbusters. Alberto Rodrigues (PV) também ficou até o fim da sessão e, igualmente, saiu por passagem lateral. Antes, mandou recado para os repórteres afirmando que não falaria com a imprensa por ter uma reunião. Provavelmente, noutro plano astral.
Ao contrário dos ex-colegas de parlamento, o encarnado ex-vereador Sérgio Balbino, autor da denúncia ao Ministério Público contra os parlamentares no esquema do Boulevard Shopping, conversou com a reportagem. O ex-parlamentar, que na decisão de ontem teve inegibilidade decretada, trabalha como motoboy e quer disputar as eleições do ano que vem para a Câmara. “Não fiz nada de errado. A sociedade só ficou sabendo de tudo porque eu denunciei”, diz. O parlamentar chegou a receber o dinheiro para aprovar o projeto, mas devolveu ao empreendedor do shopping. “Não tive ganho nenhum”, afirma. Balbino pretende recorrer da decisão para tentar voltar a ser vereador.

Trabalho para o MP

Com tantas diabruras, os vereadores de Belo Horizonte podem disputar o título de quem mais dá trabalho para o Ministério Público. Em 2010, o vereador Wellington Magalhães, à época no PMN, hoje presidente estadual do PTN, foi cassado sob a acusação de compra de votos nas eleições de 2008. O ex-parlamentar distribuiu sopa à população carente da região em que é votado, além de produzir um jornal com dados sobre obras que teria conseguido junto à prefeitura.

Rival de Magalhães por atuar na mesma base eleitoral, o espectro Geraldo Félix, então muito vivo, realizou no Dia das Mães deste ano um encontro para “prestação de contas do mandato”. Teve forró e distribuição de eletrodomésticos. No meio da festança, anunciou que três de suas proposições haviam se transformado em lei. O Ministério Público prometeu investigar a possibilidade de a festa ter sido uma tentativa escamoteada de compra de votos.

O vereador Gêra Ornelas (PSB) é o parlamentar da Câmara de Belo Horizonte que pode se considerar em situação mais delicada. Depois de gravar vídeos em que aparece de cuecas em seu gabinete e, em outras cenas, passando a mãos nos cabelos de uma mulher, teve o material enviado por ex-aliados ao Ministério Público, que o investiga por suposto envolvimento com corrupção de menores.

De boca mais fechada depois de uma operação para redução do estômago, o vereador Gunda (PSL) também poderia estar sob investigação do Ministério Público. No mês passado, o parlamentar organizou um churrasco em um sítio de Contagem para comemoração do aniversário de uma organização não governamental à qual é ligado. A camiseta, que servia como convite para a festa, foi vendida a R$ 80, o que dava direito a abraços, apertos de mãos e fotos com o parlamentar. Cerca de 500 pessoas participaram do churrasco. Nesse caso, para o Ministério Público, não houve qualquer tentativa atropelo da legislação eleitoral.
Veja a Galeria de Fotos dos Envolvidos:


####################################################

5 Respostas

  1. Jaci José Ferreira | Resposta

    antes de ser vereador, o Gunda ficou funcionário fantasma no Gabinete do ex-vereador, Betão por 15 anos. O Betão já é falecido. Que o Capeta o tenha no inferno. Quero qu estes corruptos, ladrão do dinheiro público vá todos pro inferno e nunca saiam de lá. Sofram eternamente.

  2. Jaci José Ferreira | Resposta

    Antes de ser vereador, o Gunda era funcionário fantasma no Gabinete do já falecido ex-vereador Betão. Que o Capeta o tenha no inferno. Quero que estes corruptos vão todos queimar no inferno.

  3. JACI JOSÉ FERREIRA | Resposta

    O ex-vereador de Belo Horizonte e funcionário da Rádio Itatiaia, depois que perdeu o seu mandato de vereador, se mantem na Câmara como funcionário lotado na Imprensa desta Casa. Só que não vem trabalhar. Isto todos nós sabemos e eu estou denunciando este vagagundo, ladrão do dinheiro público e quem deixou ele fazer isto é outro vagabundo tanto quanto.

  4. JACI JOSÉ FERREIRA | Resposta

    Senhor Promotor, estes vereadores a população tem que acompanhá-los de perto porque são verdadeiros 171. Roubam o dinheiro e outros bens públicos e tem funcionários públicos que também participam dos arranjos. Ultimamente foram efetivados as seguintes pessoas sem o concurso público:Joice Maria Jeunon Salgado Lins, Eduardo Ribeiro Ferreira, Solange Fátima de Oliveira Magalhães, Maria Joana da Silva Felipe.

  5. LALAU CAIU EM PÉ | Resposta

    Deus seja louvado.procurem mais pois HUGO THOME tem mais laranja que um pomar,procurem por BEATRIZ assessora maior laranja,tem laranja até no exterior….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: