Prêmio Zumbi de Cultura


Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. A data de sua morte, 20 de novembro, é comemorada em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
Colaboração:Júnia Patrícia Silva
Meu blog: http://loucasaventurasdejp.blogspot.com/

A Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Companhia Baobá de Dança – Minas, comemoram pelo terceiro ano consecutivo a Consciência Negra, evento que celebra os 316 anos de luta e morte de Zumbi dos Palmares.

A cerimônia acontece no Palácio das Artes, nos dias 21, 24 e 26 de novembro. Na ocasião, será entregue o Prêmio Zumbi de Cultura às 10 personalidades de maior destaque nos campos das artes, da política e da cultura negra em Minas Gerais e no Brasil. Este é o segundo ano em que a premiação é feita.

A programação inclui três rodas de conversas que abordarão os temas: “Resistência com Arte (Zumbi na Contemporaneidade)”; “Resistindo com a Religiosidade de Matriz Africana”; e “Política Cultural e a Comunidade Negra”, que contará com a participação da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

Integram as atividades a apresentação da Orquestra Berimbau Grupo de Capoeira Angola Meninos de Palmares e shows com Conexão África Beat, Mestre Conga, Meninas de Sinhá, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê e Cia Baobá de Dança – Minas. Já a performance “Corporeidades Negras” vai reunir o Grupo Teatro Negro Atitude, a Cia Baobá de Dança – Minas, o Coral Agbára e o Grupo Filhos de Zumbi(Comunidade dos Arturos).

Fazem parte, ainda, da III Comemoração da Consciência Negra, a Festa Afroliterária, com lançamento de livros, sessões de autógrafos e bate-papo com escritores negros; a exposição “Resgatando a Tradição e a Cultura Afro-brasileira – Formação para as Comunidades Tradicionais de Belo Horizonte e Região”; e apresentações de diversas entidades, grupos culturais e artistas.

Prêmio

Serviço
Evento: II Prêmio Zumbi de Cultura
Data: 21, 24 e 26 de novembro
Local: Grande Teatro, Sala Juvenal Dias e Foyer do Grande Teatro
Entrada Gratuita
Classificação etária: Livre
Informações: (31) 3236-7400

Colaboração:Júnia Patrícia Silva
Meu blog: http://loucasaventurasdejp.blogspot.com/
####################################################

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: