RAP & MPB » “Você merece tudo!”


O primeiro encontro de Chico Buarque com o rapper Criolo, homenageado pelo cantor no show de lançamento do disco Chico.
De: Carlos Marcelo

Durou menos de cinco minutos, mas foi o suficiente. O primeiro encontro de Chico Buarque com Criolo, atrás do palco do Palácio das Artes, foi tão intenso que desnorteou o rapper paulista, homenageado pelo cantor em um dos momentos mais surpreendentes do início, em Belo Horizonte, da turnê nacional de lançamento do CD Chico – em rap, Buarque saúda (“Evoé, jovem artista!”) e canta um trecho da releitura de Criolo para Cálice (veja quadro), parceria dele com Gilberto Gil.

Camisa xadrez e casaco branco do Corinthians, o rapper não escondia o nervosismo antes de ser apresentado ao anfitrião. Mal ouviu a brincadeira do empresário de Chico, Vinicius França, sobre as chances de o time paulista ganhar o Brasileirão: “Vocês têm um caminho fácil pela frente…”. Coube a Chico quebrar o gelo, abrindo um sorriso ao cumprimentar Criolo com forte abraço e revelar como conheceu a versão: “A Thaís (Gulin, cantora), a minha namorada, me mostrou no YouTube, fiquei encantado”, detalhou Chico, no encontro acompanhado com exclusividade pelo Estado de Minas.

Com voz embargada e olhos marejados, o rapper não conseguiu responder ao “mestre”; até se esqueceu de pedir autógrafos nos discos de vinil que levou para o Palácio das Artes com esse objetivo. “Não falei uma palavra, você viu?”, murmurou Criolo. “Só consigo pensar no meu pai, na minha mãe…”.

Enquanto Chico posava para fotos com fãs, o rapper tomou fôlego e tentou descrever ao EM o que ocorreu no palco – ele veio a Belo Horizonte a convite da produção do show: “Imagine como seria ver o seu maior mestre na sua frente. No meu caso, cantando uma música sua. Não dá para descrever com palavras, foi muito forte. E só aconteceu por causa da generosidade dele. A arte é generosa”.

Antes de Chico deixar o Palácio das Artes, Criolo ganhou mais algumas palavras de incentivo e um beijo no rosto. Guardou especialmente um dos elogios (“Você merece tudo!”). “Você passa 23 anos da sua vida fazendo música com honestidade, inspirado por pessoas decentes. Momentos como este dão a certeza de que vale a pena”.

Não foi a primeira vez que um gigante da música popular brasileira reconheceu publicamente o talento do rapper paulista. No início de outubro, na premiação do VMB, promovido pelo canal musical MTV, Criolo dividiu o palco com Caetano Veloso e eles cantaram o maior sucesso do rapper, Não existe amor em SP. “Que momento especial para mim!”, constatou, em Belo Horizonte, o ainda atônito Criolo.

DE CRIOLO PARA CHICO

Como ir pro trabalho sem levar um tiro
Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita
E é capaz de tudo pra manter sua brisa.

Os saraus tiveram que invadir os botecos
Pois biblioteca não era lugar de poesia
Biblioteca tinha que ter silêncio
E uma gente que se acha assim muito sabida.

Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai.

A ditadura segue meu amigo Milton
A repressão segue meu amigo Chico
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai.

Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a coqueine, pai
Pois na quebrada escorre sangue, pai.
Pai
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a coqueine, pai
Pois na quebrada escorre sangue.

DE CHICO PARA CRIOLO

Pai, afasta de mim a biqueira
Afasta de mim as biate
Afasta de mim a coqueine
Pois na quebrada escorre sangue.
Era como se o camarada dissesse:
Bem-vindo ao clube, Chicão
Bem-vindo ao clube.

Valeu, Criolo doido!
Evoé, jovem artista
Palmas pro refrão do rapper paulista.
###############################################

Deixe um comentário

