Caixa “corrige” comercial e coloca Machado de Assis negro


A Caixa Econômica Federal começou a veicular nesta segunda (10) uma nova peça publicitária em que mostra Machado de Assis (1839-1908) interpretado por um ator negro. O comercial foi “corrigido” após a polêmica gerada por um versão anterior, retirada do ar em setembro, em que o escritor era interpretado por um ator branco.

O fato havia sido alvo de protestos e reclamações entre telespectadores, pois o escritor não era branco.

A campanha publicitária comemora os 150 anos da Caixa e mostra a história de Machado, que teria sido correntista do banco. O comercial original foi criticado até mesmo dentro do governo.

De acordo com a Caixa, a nova peça publicitária foi encomendada assim que se detectou o erro. Na ocasião, o banco afirmou que não haveria custo extra pela correção.

A Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), quando soube do erro no comercial, redigiu um comunicado em que se referiu à propaganda como uma “uma solução publicitária de todo inadequada”.

“A Seppir entende que, em respeito a sua contribuição na valorização da diversidade brasileira, a Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco”, informou, em nota.

Após a retificação da Caixa, a Seppir afirmou que o banco se desculpou pela “caracterização inadequada” e informou que retirou a peça do ar e do site da instituição.
Veja o novo vídeo:

E também o anterior:

Fonte: Viomundo

################################################

Deixe um comentário