Todos os ritmos


Sergio Pererê apresenta o repertório de seu novo disco, Serafim, em show hoje à noite, no Teatro Dom Silvério. Segundo o artista, um disco que tem a marca de uma autobiografia
Thaís Pacheco
O cantor e compositor mineiro Sergio Pererê promete muitas surpresas para o público

O cantor e compositor mineiro Sergio Pererê promete muitas surpresas para o público
O palco do Teatro Dom Silvério será de Sergio Pererê. O cantor e compositor chega para lançar seu novo disco, Serafim. “O nome é Serafim, mas não é aquele anjo de asa, aquela coisa etérea. É muito mais o mensageiro, aquela coisa que a gente também acaba sendo. Ele fala da condição humana, tem música para minha mãe, para meus filhos e até uma música que fiz para mim”, conta Pererê.

Entre as faixas do disco, Pererê cita ainda um samba composto por seu pai, já falecido. Pombinho branco é um samba “que remete ao Espírito Santo e a uma partida para outro mundo”, define o artista, que, ao finalizar o trabalho, percebeu que se tratava de uma sequência coerente. “É um disco que tem uma coisa meio autobiográfica. E, quando terminei e parei para ler, percebi que estava contando uma historinha. Mas quando a gente ouve não precisa se preocupar com isso”, avisa.

Sergio Pererê conta que a nova obra é bem dançante, com variações de ritmos para as pessoas curtirem. “Dá para sentir a música no corpo, no ouvido e, depois, num segundo momento, a pessoa pode parar e ouvir o que está sendo dito”, indica, lembrando que foram muitas as participações especiais. É difícil escrever todos os nomes, entre instrumentistas e cantores convidados. Até os filhos, os afinadíssimos Imane e Rafael, dão canja no trabalho, ao lado de mais de 10 músicos.

Na internet Quem não quer esperar até amanhã para conferir ao vivo já pode ter acesso ao disco no site http://www.sergioperere.com.br. A razão para isso é clara: “Serafim é o mensageiro. A mensagem tem que chegar. Não adianta eu fazer e deixar em algum lugar, ele tem de ir para as pessoas”, justifica Pererê, autor de todas as faixas, à exceção de Pombinho branco.

Preocupado com o caráter artesanal e convencional do bom e velho disco físico, ele conseguiu encontrar junto à produção a solução ideal. “Está tudo lá no site. A capa, fotos, letra, músicas. Pode baixar, imprimir, montar e levar no show para eu autografar”, diz. Outra razão para oferecer o trabalho na web é a facilidade de distribuição, o que costuma ser obstáculo para artistas independentes. Pererê já viajou aos quatro cantos do mundo apresentando seu trabalho e acha justo deixá-lo disponível aos que gostam e querem ter acesso.

Quem conhece o CD anterior do cantor, Alma grande, vai lembrar, em Serafim, da música Serafina, que fez em homenagem à mãe. A regravação tem razão de ser. “Às vezes gosto de avisar as coisas que vou fazer. Serafina já era um aviso desse trabalho de agora”, afirma Pererê. E aos olhos e ouvidos mais atentos, Serafim e seus sambas, toadas, bossas, reggae, blues e soul já dá novas indicações sobre os planos do artista. “Em breve tenho de fazer um trabalho de samba, porque este ano fiz um show autoral chamado Samba de preto velho, com a ideia de mostrar o samba com raiz afro, dialogando com candomblé, congado. Já tenho repertório para dois discos de samba e, paralelo a isso, andei compondo coisas com foco no sertão”, garante.

Mais dicas sobre toda essa produção e inspiração só na apresentação de hoje à noite, com um adendo do artista: “A percussão que montamos dá toda a característica do show. São coisas. Baldes, garrafas, panelas. Ela é muito parecida com o disco e, esteticamente, muito legal para as pessoas que vão conferir o show. Tem pouquíssimos instrumentos de percussão convencionais, mas quem escuta pensa que tem bateria”. Está avisado.

Sérgio Pererê
Hoje, às 21h, no Teatro Dom Silvério (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230, Savassi). Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Informações: (31) 2191-5700.
###############################################################################################

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: